Sair da rotina, mudar o dia-a-dia e vivenciar coisas novas. Fazer tudo isso não é fácil, demanda trabalho, organização, dedicação e muita criatividade. Como dizia o professor Darcy Ribeiro, “uma boa escola se faz com uma boa professora”, e para reconhecer projetos inovadores de professores de todo o país, o Ministério da Educação realiza o prêmio Professores do Brasil.
São premiadas práticas pedagógicas bem-sucedidas que foram desenvolvidas considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Na edição deste ano, foram escolhidos 31 projetos que ajudam a melhorar a qualidade da aprendizagem, contribuem para a permanência do aluno na escola, facilitam a participação da família e a formação ética, artística e cidadã dos alunos.
São premiadas práticas pedagógicas bem-sucedidas que foram desenvolvidas considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Na edição deste ano, foram escolhidos 31 projetos que ajudam a melhorar a qualidade da aprendizagem, contribuem para a permanência do aluno na escola, facilitam a participação da família e a formação ética, artística e cidadã dos alunos.
São ao todo oito ganhadores da educação infantil, dez dos anos iniciais do ensino fundamental, sete dos anos finais e seis do ensino médio. “Além de valorizar o professor, o prêmio serve de exemplo para outros docentes, estimulando o surgimento de novas formas de tornar a aula mais atraente”, explica o coordenador-geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Cláudio André.
Nesta terça-feira, 2, todos os vencedores estarão em Brasília para apresentar o trabalho feito em cada região e no dia 3, receberão os prêmios. São R$ 5 mil reais para cada professor, além de troféus e certificados expedidos pelo Ministério da Educação. As escolas onde são desenvolvidas as experiências também são premiadas. Todas escolherão equipamentos audiovisuais ou multimídia de até R$ 2 mil.
O prêmio professores do Brasil está na terceira edição e teve 779 experiências inscritas em todas as etapas da educação básica. Foram 205 de educação infantil, 375 das séries iniciais de ensino fundamental, 98 das séries finais e 101 do ensino médio. “Vamos fazer uma publicação com as experiências dos professores vencedores para difundir esses exemplos em todo o país”, adianta Cláudio André.
O prêmio é realizado pelo MEC em parceria com a Fundação Bunge, Fundação Orsa, Instituto Pró-Livro, Instituto Votorantim, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
É aberto à participação de professores da educação básica no exercício do magistério em estabelecimentos escolares dos sistemas públicos de ensino e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino.
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