quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jornal Gazeta do Sul/Santa Cruz do Sul - Deputados vão buscar audiência com Yeda

A Frente Parlamentar do Congresso e a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa do Piso dos Professores promoveram reunião conjunta na manhã desta sexta-feira, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, para debater a implantação da lei federal 11.738/2008, que estabelece o piso nacional do magistério, e propostas para o fim da greve dos professores. Ao final da reunião, uma comissão decidiu buscar audiência com a governadora Yeda Crusius para sugerir a reabertura do diálogo com o Cpers. Participaram o deputado Raul Carrion (PCdoB), a deputada federal Luciana Genro (PSOL/RS), a vereadora Sofia Cavedon (PT/POA) e entidades ligadas à educação.
O coordenador da Frente Gaúcha, deputado Fabiano Pereira (PT), destacou que está nas mãos do governo do Estado a possibilidade de dar fim à greve dos professores. “Depende apenas da governadora um gesto de retomada do diálogo e teremos a possibilidade de recuperação das aulas”, afirmou. Segundo ele, a implantação do piso nacional dos professores é muito importante para a educação brasileira e gaúcha, e não é difícil de ser cumprida. “Se o Estado aplicar os 35% constitucionais da educação, a União complementa os recursos que faltarem”, assegurou. Com relação à greve no Estado, que completa uma semana na segunda-feira, os professores garantem a recuperação dos dias parados, adiantou o coordenador. “Basta que a governadora seja mais flexível e reabra o diálogo com a categoria. Cortar o ponto é mostrar que o governo é contra a recuperação das aulas”, acrescenta.
A Frente Gaúcha é constituída por 30 parlamentares e foi criada com os objetivos de garantir a aplicação, no Rio Grande do Sul, da lei federal do piso dos professores, e de defender mais investimentos na educação.

Nenhum comentário: